
-
Arquitetos: Estudio Yama
- Área: 111 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias :Albano García
-
Fabricantes: Acerolatina, Carabath, FV, Ferrum sanitarios, Johnson Aceros, Mosaicos San Luis



Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação e ampliação desta típica unidade habitacional térrea com terraço próprio responde ao desafio de adaptar a residência a duas possíveis configurações: uma primeira versão unifamiliar e uma possível futura divisão em duas unidades independentes, uma no térreo e outra que se desenvolva no primeiro e segundo andar.

A estratégia principal consiste na construção de uma nova peça composta por uma laje de concreto, pensada para sustentar uma futura expansão, e uma cobertura leve de painéis isolantes, juntamente com uma fachada da mesma tecnologia, projetadas para possível desmontagem e reutilização.

Na sua configuração atual como residência unifamiliar, destina-se o térreo — de condições lumínicas mais limitadas e maior privacidade — para os quartos, enquanto as áreas públicas são deslocadas para o andar superior, conectadas diretamente a um terraço voltado para o norte.


No setor da sala de jantar, os fechamentos de vidro são removidos para dar lugar a uma expansão semicoberta que promove a integração entre interior e exterior. Um volume vertical de madeira acompanha o percurso da escada que une ambos os níveis, culminando em um painel de vidro que permite a continuidade visual da cobertura leve.

Na fachada, a construção original harmoniza com a ampliação por meio da unificação cromática das diferentes superfícies. A escolha dos materiais é intencionalmente restrita — madeira, mosaico granítico e ferro — para criar uma linguagem coesa. O objetivo é alcançar uma imagem sintética, garantindo coerência entre a intervenção contemporânea e a construção original, sempre respeitando o caráter próprio do local.
